Júpiter – Símbolos e Significados na Astrologia

Júpiter – O planeta astrológico – Símbolos e Significados na Astrologia

Na astrologia ocidental o planeta Júpiter  recebe a alcunha de “O Grande Benéfico”, o planeta da sorte, e está associado a:

  • crescimento,
  • abundância,
  • prosperidade ,
  • oportunidades,
  • sorte
  • sentidos de justiça e moralidade

Governa as longas viagens, a educação superior, a religião e a lei.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa, e é o quinto mais próximo do Sol. É um planeta gasoso, juntamente com Saturno, Urano e Neptuno.

Em Astrologia, os planetas podem ser agrupados de acordo com a sua função simbólica. O Sol e a Lua, conhecidos como Luminares, representam as grandes polaridades humanas: o Masculino e o Feminino. Os planetas pessoais, Mercúrio, Vénus e Marte, mostram a expressão básica da personalidade. Os planetas sociais, Júpiter e Saturno estão relacionados com o aspecto social do ser humano. Por fim, os planetas transpessoais, Urano, Neptuno e Plutão simbolizam a transformação e regeneração.

Júpiter rege o signo de Sagitário e na Mitologia é o “pai dos deuses e dos homens“, aquele que, depois de longas batalhas, finalmente estabeleceu a Harmonia das Esferas e a manteve, numa alegoria para que nós também façamos a mesma coisa, harmonizando-nos com tudo à nossa volta.

 

Júpiter – Facilidades e Expansão

Se Marte representa uma expansão direcionada, Júpiter é a expansão para todos os lados, genérica e amplificadora. Júpiter tem uma postura expansiva. Saturno tem uma postura contractiva.

No Mapa vai indicar o sector prático onde geralmente há mais sorte e também o ponto de expansão da alma. Indica sempre uma luz no nosso tema.

 

O Símbolo de Júpiter

Significado do Símbolo ou Glifo de Júpiter

Júpiter é representado por um semicírculo em continuidade com a linha horizontal da cruz, na parte intermédia da mesma, como o estanho alquímico, intermédio entre o chumbo e a prata.

 

Crescendo da alma, acima da cruz da matéria.

Júpiter: O meio-círculo (da alma) procura se elevar acima da matéria (cruz). Expansão da alma.

simbolo de jupiter Signo que rege – Sagitário
Casa associada – Nona casa
Ciclo do Zodíaco – cerca de 12 anos.
Associações – Verdade, Religião, Abundância, Oportunidade, Proteção, Sabedoria, Expansão, Universidades, Generosidade, Estrangeiro, Virtude, Valores, Moral, Riqueza, Justiça, Honra, Lei, Temperança, Modéstia, Expansão e Prosperidade.
Dia da Semana – Quinta-Feira

 

Domicílio Exílio Exaltação Queda
Sagitário Gémeos Caranguejo (Câncer) Capricórnio

 

O Simbolismo de Júpiter

A sua polaridade é masculino-positiva; elétrico, vitalizante e fecundo. Domina sobre a ordem, a cultura, a lei e a hierarquia; seu elemento é o fogo.

Júpiter é o conhecimento mais avançado. Representa a autoridade maior. Júpiter revela a consciência social exercida através de uma energia expansiva com uma forte crença no futuro, regendo-se pelo optimismo e pela generosidade, valorizados pela confiança e inspiração que os acompanham.

Júpiter representa o poder, a autoridade, a sabedoria e a razão. É o planeta do conhecimento e é ele que nos mostra o caminho da verdade.

Como guardião da mente abstracta este planeta rege os estudos superiores, na exploração de ideias tanto ao nível intelectual como espiritual. Ajuda-nos a formular as nossas ideologias, numa busca constante de respostas, (mesmo que para isso signifique ir a outros mundos e civilizações), na medida em que nos compele a avaliar os nossos valores éticos e morais.

É de natureza optimista, e rege também perspectivas abrangentes (de estudos, de componente filosófica, de valores, de espiritualidade).

A Fé e a sabedoria são atributos que definem Júpiter, ligado que está à religião e à filosofia. É o defensor do bem e do desenvolvimento do outro.

Embora não dê excepcional poder criador, dá grande habilidade para realizar, administrar e aperfeiçoar o que os outros criam. É indicador de boas qualidades mentais e morais, saúde, ambição nobre e generosidade.

É a figura arquetípica do pai; representa o dono, o chefe, o diretor, o protetor, o amigo generoso, o poder, a honra, a fortuna e a riqueza.

Aspectos positivos

Confiança – Fé – Optimismo – Riqueza – Generosidade – Religião – Cultura – Leis – Filosofia – Educação superior – Moral – Valores – Justiça – Honra – Nobreza – Ética – Bondade – Confiança.

Aspectos negativos

Orgulho – Preguiça – Esbanjamento – Negligência – Extravagância – Comodismo – Despreocupação – Optimismo exagerado – Dogmatismo – Falta de Ética – Vaidade – Permissividade

 

O Significado de Júpiter no Mapa Natal

Júpiter num mapa natal indica-nos onde naturalmente a pessoa tem potencial para se expandir, para ampliar “horizontes”. O signo onde está Júpiter representa a forma como vamos tentar expandir. Vai-nos informar a forma como vamos expressar os valores e ideias nos outros. O sistema de valores com que nascemos a acreditar. O que acreditamos que é Verdade, o que está Certo. 

Ao longo da vida vai mostrar-nos como podemos materializar estes valores.

A casa onde está, representa a área de vida onde as coisas nos são mais favoráveis. Representa a sorte, oportunidades de crescimento e desenvolvimentos positivos.

Júpiter reconhece que podemos e nos devemos superar, vencermos as nossas limitações como projecto em constante progressão evolutiva.

Ao permitir que o Mestre que há em si desabroche, utilizando as melhores qualidades de Júpiter, apresenta-se como uma pessoa optimista, sábia e cuja autoridade não precisa ser imposta pela força, pois ela impõe-se por si só. Mas se abrir mão dessa verdadeira autoridade, facilmente se torna autoritário; ao esquecer-se da sabedoria que transcende os conceitos e os preconceitos, pode iludir-se, achando que pode tudo e, como a omnipotência não é uma prerrogativa dos mortais, torna-se infalivelmente prepotente e, consequentemente, impotente.





 

Ciclos de Júpiter

Uma vez que tem um ciclo de aproximadamente 12 anos, vai formar quadraturas (90º) de 3 em 3 anos, podendo nessas alturas provocar crises de valores.

 

Arquétipos
Reis, Zeus, Odin.

Júpiter e a Anatomia Humana
Sempre ligado à maior glândula do corpo, Júpiter domina sobre o fígado, pâncreas, sobre as glândulas supra-renais e a pituitária. O nervo ciático, o fémur e a artéria femoral.Rege ainda, no corpo, a circulação arterial e a gordura.

Rege o Hemisfério Direito (intuitivo).

Júpiter e a Carreira
Finanças, Juiz, Professor, Advogado, Médico, Conselheiro, Guia turístico, Chefe de governo, Padres, Clérigos, Publicitários, Padrinhos, Protetores.

 

Palavras-chave: amplificação, grande, capitalismo, celebrações, colégio, tribunais, médicos, pés, países estrangeiros, glória, humor, jovialidade, largo, lei, legalidade, sorte, cerimoniais, mercadoria, mérito, milionários, mosteiros, optimismo, ortodoxo, filantropo, filosofia, prestígio, proveito, religião, ciência, barcos, esplendor, sucesso, coxas, viajar, verdade, compreensão, nobreza, dignidade, luz, fogo, calor, expansão, edição.

Sempre associado ao número 3 e a qualquer coisa nova.

 

Livros recomendados:

Exploring Jupiter: Astrological Key to Progress, Prosperity & Potential

Veja mais

The Only Astrology Book You’ll Ever Need

Veja mais

 

Fotografia: “Jupiter” by Nasa
Fotografia: “Giove, I sec dc, con parti simulanti il bronzo moderne” by Sailko– Licença CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0

You may also like...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *