Especialistas recomendam andar descalço. Saiba porquê
Reconecte-se com as energias da Terra. Ande descalço e melhore a sua saúde.
Durante a maior parte da nossa história evolutiva, os seres humanos sempre tiveram contacto contínuo com a Terra. Só muito recentemente é que substâncias como o asfalto, o betão, as fibras, e os plásticos nos separam deste contacto tão importante.
Tirar o calçado e deixar os pés livres sentirem o solo, directamente, enquanto caminha sobre a relva ou a terra transmite-nos imediactamente uma sensação relaxante e agradável. Trata-se de romper com as barreiras artificiais que nos “separam” do planeta e estabelecer uma ligação directa com a natureza. Porém, mais que o prazer do contacto, são cada vez mais fortes as evidências de que andar descalço é, efectivamente, benéfico para a saúde. Acredita-se, hoje, que a terapia chamada “enraizamento” melhora a qualidade de vida das pessoas, sendo capaz de prevenir e até mesmo auxiliar na cura de alguns problemas de saúde que são reflexo dos tempos que vivemos.
Segundo Clinton Ober, o nosso organismo possui um campo de energia que precisa estar equilibrado para se manter saudável, o qual é amplamente beneficiado através da prática do enraizamento. Suspeita-se que o actualmente comum desequilíbrio que se verifica no sistema elétrico do corpo humano terá sido potencializado com o estilo de vida moderno, onde roupas, calçados e habitações, muitas vezes em edifícios que nos separam ainda mais da terra, funcionam como isolantes e impedem cada vez mais o contacto directo com a energia do planeta. Para quebrar esta barreira nociva basta, simplesmente, andar descalço, uma vez que o contacto com o solo neutraliza a carga no corpo e protege o sistema nervoso e os órgãos da interferência elétrica externa.
A explicação para o funcionamento da terapia é simples. O nosso organismo tem uma carga positiva excessiva, com a criação de radicais livres relacionados a inflamações, ao passo que a superfície da Terra tem uma carga negativa e possui uma quantidade incalculável de electrões livres. Quando estamos em contacto directo com o solo (andar, sentados ou deitados na superfície da Terra) os electrões da terra são transmitidos para o nosso corpo, ajudando a neutralizar a carga positiva e a equilibrar o corpo electricamente. Pesquisas recentes sugerem que a energia eléctrica da Terra pode estabilizar o “sistema eléctrico” do nosso corpo e auxiliar a protegê-lo, numa espécie de relação de recarga que repõe as moléculas necessárias e salutares, descartando outras dispensáveis e nocivas.
Uma caminhada de apenas alguns minutos descalço será suficiente para notar a diferença, se praticada com regularidade. Algumas das provas recentes envolvem múltiplos estudos que documentam o alívio de dores, lesões e tensões musculares, dores de cabeça, inflamações, redução do stress, melhoria da pressão sanguínea, auxílio do sistema imunológico, melhoria do sono, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Existem também alguns outros estudos que atestam que esta prática de enraizamento minimiza as consequências da exposição a campos potencialmente perturbadores como “poluição eletromagnética” ou “eletricidade suja”.
A Reflexologia do caminhar descalço
Andar descalço na relva, na terra ou na areia, além de promoverem o enraizamento que ajuda a descarregar a electricidade estática e equilibrar o nosso corpo, também estimula as áreas reflexas na planta dos pés, auxiliando na saúde dos órgãos em geral, uma vez que nos nossos pés existem milhares de terminações nervosas directamente ligadas aos órgãos internos, à coluna vertebral, à cabeça e aos membros superiores e inferiores do nosso corpo. Ao caminhar descalços contribuímos com esta estimulação e o consequente bom funcionamento e equilíbrio do organismo.
Os modernos materiais do nosso calçado podem estar a destruir a nossa Saúde
Tradicionalmente, ou melhor, antigamente os sapatos eram feitos de couro, que, na verdade, é um material condutor e, portanto, mantém o contacto eléctrico entre a Terra e os nossos pés, favorecendo as trocas necessárias ao equilíbrio do nosso corpo. Por seu lado, a borracha e os plásticos usados na quase generalidade do calçado actual são isolantes elétricos e, portanto, bloqueiam o fluxo benéfico da energia da Terra para o nosso corpo, promovendo, assim, um desequilíbrio no nosso sistema elétrico.
Experiência pessoal: 15 minutos podem fazer “milagres” se tiver problemas de stress, ansiedade ou insónias.
Compartilhe você também as suas experiências, histórias e pensamentos. A sua interação cria uma sabedoria viva que nos beneficia a todos.
Artigo escrito e publicado por: EsotericLink
Referências bibliográficas: Dr. Mercola; Wagner Teodoro